domingo, 15 de setembro de 2024

Novo/New/Nuevo: Extrema direita usa gramática religiosa em projeto de radicalização, diz Ronilso Pacheco

"Teólogo discute nacionalismo cristão e afirma que relação da esquerda com evangélicos não pode ser extrativista.
A Igreja foi uma peça fundamental do colonialismo europeu e da escravização de africanos, mas a espiritualidade cristã pode se comprometer com um projeto de emancipação." por Eduardo Sombini (Folha de São Paulo / Geledés)

Novo/New/Nuevo: "O Brasil não é celeiro nem de si mesmo", diz Larissa Bombardi, autora de livro sobre agrotóxicos

"Pensar o alimento é pensar um projeto de humanidade. Com esta consciência, a geógrafa e professora da USP Larissa Mies Bombardi tem dedicado anos de pesquisa ao estudo dos pesticidas. Autora do livro “Agrotóxicos, um colonialismo químico”, lançado na França pela editora Anacaona, ela descreve uma realidade alarmante, ao mostrar que Brasil é o maior consumidor mundial de agrotóxicos, em sua maioria produzidos por multinacionais europeias, um quadro trágico e que tem piorado nos últimos anos." Maria Paula Carvalho (RFI em Paris)

Novo/New/Nuevo: A Biografia Científica de João Manso Pereira e a contribuição africana e afro-brasileira para o desenvolvimento da Química no Brasil

"... Por isso, o presente estudo tem como objetivo apresentar a biografia científica sobre o químico negro João Manso Pereira, que contribuapara abordagem da história e cultura africana e afro-brasileira articulada com a história da Química no Brasil, destacando o trabalho realizado por João Manso no período colonial nas mais diferentes atividades científicas e tecnológicas desenvolvidas na mineração; a destilação da aguardente; a produção das nitreiras e sua participação na Academia Cientifica do Rio de Janeiro. ..." Priscila Lira e Ettore Paredes Antunes (História da Ciência e Ensino)

Novo/New/Nuevo: Ucrânia: os perigos de uma narrativa descolada da realidade

"A busca incessante de controle sobre a narrativa global pode fazer com que o Ocidente perca de vista a realidade, uma desconexão que pode transformar a guerra de informação em um conflito armado incontrolável." Giuseppe Gagliano (Velho General)

Novo/New/Nuevo: Letramento digital a fórceps

"Falhamos em mostrar que o capitalismo não tem processos de enriquecimento replicáveis, e estamos falhando em mostrar que o mundo digital não é uma cópia da e nem uma receita para a vida analógica" Fernando Horta (A Terra é Redonda)

Novo/New/Nuevo: Washington em alerta: plano ambicioso da China pela supremacia na mineração de Terras Raras promete causar danos catastróficos geopolíticos, econômicos e tecnológicos em escala global

"Revolução na mineração! Até agora, na guerra comercial, os Estados Unidos têm tomado a frente na hora de aplicar tarifas sobre a China, mas os asiáticos podem “virar o jogo” e ampliar o escopo desta disputa para um nível que pode piorar e muito o cenário global ao criar uma guerra tecnológica. A crise com a Huawei reforçou este risco, jornais chineses deram o alerta: o país está pronto para usar terras raras como retaliação contra os EUA. Isso pode afetar toda a cadeia de produção de produtos eletrônicos no mundo." Thaís Souza (Sociedade Militar)

Novo/New/Nuevo: Guerra na Europa: mentiras que matam

"A presença de equipamento alemão em Kursk despertou velhos fantasmas e consolidou a consciência russa das intenções hostis do Ocidente em relação à Rússia, prejudicando seriamente qualquer perspectiva de solução negociada." Gabriel camilli (Velho General)

Novo/New/Nuevo: Marinha emprega na Operação “Ágata Oeste” o navio de guerra mais antigo do mundo ainda em serviço

"A Operação “Ágata Oeste 2024”, concebida pelo Ministério da Defesa e executada pelo Comando Conjunto Oeste, conta com as Forças Armadas e Órgãos de Segurança Pública e Fiscalização (OSPF) nas faixas de fronteira de Mato Grosso (MT) e Mato Grosso do Sul (MS). Dentre as 23 embarcações da Marinha do Brasil (MB) empregadas, destaca-se o emprego do Monitor “Parnaíba”, navio de guerra mais antigo do mundo ainda no serviço ativo." Por Primeiro-Tenente (RM2-T) Juliana Affe (Defesanet)
Obs.: Quer dizer que em 1937 o Brasil conseguia fazer um navio bom o suficiente para ser operacional até hoje e agora precisamos comprar um projeto alemão para construir navios? Isso é que é atraso e descaso com a defesa e a soberania nacionais.

Novo/New/Nuevo: Estudantes do campus Jacobina representam o IFBA na etapa regional da Maratona de Programação da SBC

"O IFBA foi o único Instituto Federal (IF) participando do evento da Sociedade Brasileira de Computação, referência na área, sendo representado por estudantes de Licenciatura em Computação do campus Jacobina." por Verusa Pinho (Portal IFBA)

Novo/New/Nuevo: O problema do negro e o marxismo no Brasil

"O marxismo ignorou a “questão racial” no Brasil.[ii] Na verdade, o marxismo ignorou tudo que é específico à formação do capitalismo no Brasil; o que é geral no processo de transformação das antigas sociedades coloniais na América Latina (em especial: a descolonização como realidade histórica). Em outras palavras, não se deve confundir a eclosão e a marcha das “lutas sociais”, de partidos ou de movimentos (anarquistas, comunistas, socialistas, etc.) com a constituição do marxismo." Florestan Fernandes

Novo/New/Nuevo: Editorial: Uma guerra se aproxima. Estamos preparados?

"O mundo está a beira de um conflito internacional. Alguns analistas chamam de Terceira Guerra Mundial ou será a Quarta (Considerada a Guerra ao Terrorismo)? Todas as previsões apontam que um grande conflito vai eclodir nos próximos 5 anos." Nelson Düring (Defesanet)

domingo, 1 de setembro de 2024

Campus Salvador se destaca no Prêmio IEL de Talentos pelo terceiro ano consecutivo

"Com três premiações, o campus Salvador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia obtém destaque, pela terceira vez consecutiva, no Prêmio IEL de Talentos, etapa estadual, em cerimônia de premiação ocorrida na noite de hoje, 21, na Casa Salvatore, localizada na capital baiana." Andréa Costa (Portal IFBA)

Maria Odília Teixeira, a primeira médica preta do Brasil

"Maria Odília Teixeira (Imagem: Reprodução)Se hoje ter uma médica preta em hospitais e clínicas ainda é incomum, imagine quando Maria Odília Teixeira se forma, em 1909! E ela vai além: cinco anos depois, se torna a primeira professora preta, na mesma instituição, onde ministra aulas de Clínica Obstétrica, e ousa ainda mais quando se dedica, por meio de estudos, a contestar o racismo científico." Beth Brusco (Primeiros Negros)

Alunos bolsistas de escolas de elite de SP relatam discriminação e segregação

"Quando Gabriel Domingues chegou ao Colégio Marista Arquidiocesano, em São Paulo, causou espanto. Bolsista, negro e periférico, destoava dos demais alunos da escola, com mensalidades a partir de R$ 3.000. Era o 1° ano do ensino médio, e os seguintes seriam marcados por percalços." Bruno Lucca e Isabela Palhares (Folha de São Paulo/Geledés)

Edvana Carvalho, a Inácia de 'Renascer' confessa que sofreu depressão no passado. Entenda!

"Uma das surpresas mais agradáveis de 'Renascer' é a presença da baiana Edvana Carvalho no elenco. ...
Em entrevista recente ao Jornal Extra, a atriz contou que quase entrou em depressão após um período em que dava aulas de teatro na periferia de Salvador.
"Eu surtei. Tive uma síndrome, porque estava vendo professores serem violentados e desrespeitados. ..." História de Rafael Munhos (MSN)

Os ilustradores que já têm empregos e criações 'roubados' por IA: 'Medo de não conseguir me sustentar'

"A conversa que a ilustradora Lúcia Lemos, de 30 anos, teve com um antigo cliente ainda ecoa na sua cabeça.
"Ele me disse que, por melhor que eu fosse, não valia mais a pena contratar meu trabalho", lembra Lúcia.
"Ele falou: 'eu te contrato, e você demora uma semana para fazer um desenho [para um livro], agora, eu digito uma linha de código e consigo 20 desenhos na hora com a inteligência artificial."" Vitor Tavares (BBC Brasil)

O conselho de uma neurocientista para 'desabituar' o cérebro e evitar situações que nos fazem mal

"Se você mora perto dos trilhos do trem e eles passam no mesmo horário todas as manhãs, é muito provável que você nem ouça o barulho que pode incomodar ouvidos desacostumados.
... Essa tendência do nosso cérebro de deixar de prestar atenção às coisas que estão presentes o tempo todo ou que mudam de maneira gradual é conhecida como habituação." História de Laura Plitt ( BBC News Mundo/MSN)

Insurgência Criminal: Estados Frágeis e Soberania

"Uma nação pode ser considerada soberana, tendo representantes políticos sabidamente vinculados ao crime organizado? Há soberania onde existe expressiva penetração de organizações criminosas nos poderes constituídos? Provavelmente quando se chega ao ponto onde o número de “exceções” começa a ser grande (e impossível deixar de serem percebidas), causando impacto no cotidiano dos cidadãos, estaremos diante de um Estado Falido (também, como termo atualmente utilizado, por ser mais brando, Estado Frágil) ou chegando próximo a um." Flávio César Montebello Fabri (Colaborador DefesaNet)

Musk aceitou bloquear contas no X na Turquia e na Índia: por que no Brasil foi diferente?

"A batalha jurídica entre o Supremo Tribunal Federal (STF) e a rede social X e seu dono, o bilionário Elon Musk, teve como ápice a derrubada da plataforma no Brasil desde as primeiras horas do sábado (31/8)." Leandro Prazeres (BBC Brasil)

80 trilhões de watts: startup britânica lançou canhão mais poderoso do mundo para demonstrar processo de fusão nuclear

"Cada vez mais empresas estão tentando alcançar o indescritível ápice da energia limpa: a fusão nuclear. Uma das que promete conseguir isso com baixo custo é a First Light Fusion com seu projétil de tungstênio. A startup britânica avançou este ano no seu caminho para a fusão nuclear ao disparar uma máquina de impulsos eletromagnéticos de 80 trilhões de watts, a mais poderosa do mundo, a uma pressão sem precedentes." Viny Mathias (IGN BR)

ONU alerta para “catástrofe mundial” por conta da elevação do oceano

"A Organização das Nações Unidas (ONU) soltou um alerta nesta segunda-feira (26) informando que a rápida elevação do Oceano Pacífico está criando um cenário catastrófico. O secretário-geral da entidade, António Guterres, pediu que os líderes globais reduzam drasticamente as emissões de gases poluentes e eliminem o uso de combustíveis fósseis." Lucas Soares (Olhar Digital)