Com cerca de 450 africanos da região do rio Congo,
a escuna norte-americana Mary E Smith foi a última a tentar desembarcar
escravizados no Brasil. No dia 20 de janeiro de 1856, ela foi capturada em São
Mateus, no Espírito Santo, em uma operação que deixou claro que a Lei Eusébio
de Queiroz, aprovada em 1850 proibindo a entrada de escravos, de fato pretendia
acabar com o tráfico de escravos no país. Antes dela, tratados assinados por
pressão da Inglaterra após a Independência ficaram conhecidos como "leis
para inglês ver", pois na prática as próprias autoridades locais eram
coniventes com o contrabando.
Como os EUA
lucraram com tráfico de africanos escravizados para o Brasil
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Com cerca de 450 africanos da região do rio Congo,
a escuna norte-americana Mary E Smith foi a última a tentar desembarcar
escravizados no Brasil. No dia 20 de janeiro de 1856, ela foi capturada em São
Mateus, no Espírito Santo, em uma operação que deixou claro que a Lei Eusébio
de Queiroz, aprovada em 1850 proibindo a entrada de escravos, de fato pretendia
acabar com o tráfico de escravos no país. Antes dela, tratados assinados por
pressão da Inglaterra após a Independência ficaram conhecidos como "leis
para inglês ver", pois na prática as próprias autoridades locais eram
coniventes com o contrabando.
Com cerca de 450 africanos da região do rio Congo,
a escuna norte-americana Mary E Smith foi a última a tentar desembarcar
escravizados no Brasil. No dia 20 de janeiro de 1856, ela foi capturada em São
Mateus, no Espírito Santo, em uma operação que deixou claro que a Lei Eusébio
de Queiroz, aprovada em 1850 proibindo a entrada de escravos, de fato pretendia
acabar com o tráfico de escravos no país. Antes dela, tratados assinados por
pressão da Inglaterra após a Independência ficaram conhecidos como "leis
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Com cerca de 450 africanos da região do rio Congo,
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Mateus, no Espírito Santo, em uma operação que deixou claro que a Lei Eusébio
de Queiroz, aprovada em 1850 proibindo a entrada de escravos, de fato pretendia
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Com cerca de 450 africanos da região do rio Congo,
a escuna norte-americana Mary E Smith foi a última a tentar desembarcar
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Mateus, no Espírito Santo, em uma operação que deixou claro que a Lei Eusébio
de Queiroz, aprovada em 1850 proibindo a entrada de escravos, de fato pretendia
acabar com o tráfico de escravos no país. Antes dela, tratados assinados por
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para inglês ver", pois na prática as próprias autoridades locais eram
coniventes com o contrabando.
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