"Nas últimas décadas, a tecnologia de reconhecimento facial evoluiu significativamente, passando de conceitos utópicos da ficção científica para se firmar como uma área estruturada da Ciência da Computação. Embora tenha alcançado resultados que se assemelham ao reconhecimento humano, essa tecnologia ainda está em desenvolvimento e apresenta limitações ao lidar com grupos étnicos diversos. Isso levanta preocupações sobre vieses raciais e suas implicações na sociedade. Esta matéria apresenta uma visão geral sobre a área e levanta questões que precisam ser consideradas." João Pedro Vicente Ramalho (Horizontes SBC)
"Não convém aos reis beber vinho, nem aos governantes as bebidas alcoólicas. Eles bebem, se esquecem da Lei e pervertem o direito. ... Fale pelo mudo e defenda os desfavorecidos. Dê sentenças justas, defenda o pobre e o indigente." Provérbios 31, 4-5; 8-9. "Quando o povo é educado, as diferenças de classe desaparecem." Confúncio (551-479 a.C.), pensador e filósofo chinês.
domingo, 24 de novembro de 2024
Robótica de enxame: como robôs simples conseguem realizar tarefas complexas cooperando entre si?
"Desde os seus primórdios, a Computação vem se inspirando na Biologia para a solução de diversos problemas. Um desses casos é o surgimento da área da inteligência de enxames, que toma por base animais sociais para a criação de algoritmos de inteligência coletiva. Nessa matéria, vamos explorar essa área ainda pouco conhecida da Computação e entender como robôs simples podem formar enxames com comportamentos complexos e atuar em áreas desde a agricultura até a exploração espacial." Hendrik Kees Koppe (Horizontes SBC)
Os preconceitos da Ciência que põem em risco vida de mulheres e negros
"Pensamos na Ciência como objetiva — conclusões factuais baseadas em pesquisas, experimentos e estatísticas.
Mas os experimentos científicos são concebidos por seres humanos, que são subjetivos.
Isso levou a um "viés sustentado" na Ciência, com consequências para as pessoas na vida real, de acordo com Lilian Hunt, líder do programa de Igualdade, Diversidade e Inclusão da Wellcome Trust, instituição britânica de apoio à pesquisa." Pablo Uchoa (BBC Brasil)
As mulheres escravizadas submetidas a experimentos sangrentos que viraram as 'mães da ginecologia'
Anarcha, uma mulher escravizada de 17 anos, teve um bebê, mas surgiu um problema. "Uma curiosidade cirúrgica muito infeliz", escreveria posteriormente o médico que a atendeu.
Ele se chamava James Marion Sims (1813-1883) e nunca havia visto aquilo antes. Mas decidiu fazer algo a respeito.
Depois que Westcott, o senhor de escravos, autorizou Sims a tratar de Anarcha, o médico iniciou seus procedimentos experimentais.
O que seria uma só operação acabou se transformando em 30 cirurgias." BBC Radio 4
O que são as alterações climáticas?
"As alterações climáticas referem-se a mudanças de longo prazo nas temperaturas e nos padrões climáticos. Estas mudanças podem ser naturais, devido a variações na atividade solar ou a grandes erupções vulcânicas. Mas desde o século XIX, as atividades humanas têm sido o principal motor das alterações climáticas, principalmente devido à queima de combustíveis fósseis como o carvão, o petróleo e o gás." ONU
África e a nova luta contra o colonialismo e o neocolonialismo
“A margem de manobra para os africanos torna a alagar-se e eles não querem perder (mais) tempo, o que representa de fato uma ameaça a mais para o imperialismo.” Wevergton Brito (Vermelho)
Quatro efeitos do racismo no cérebro e no corpo das crianças, segundo Harvard (Vídeo)
"Episódios diários de racismo, desde ser alvo de preconceito até assistir a casos de violência sofridos por outras pessoas da mesma raça, têm um efeito às vezes "invisível", mas duradouro e cruel sobre a saúde, o corpo e o cérebro de crianças." Paula Adamo Idoeta (BBC Brasil)
União Africana participa do G20
A União Africana participou das reuniões do G20. Uma voz que já deveria estar sendo emitida e escutada. Um continente de grandes riquezas e com uma população jovem que poderá desequilibrar as relações internacionais no futuro. Seguem links sobre o assunto.
A União Africana participa de encontro das maiores economias do mundo pela primeira vez, passando a dar voz e representatividade para 96% da população africana que antes não tinha espaço no fórum multilateral
Com a entrada do grupo, o G20 passa a ter dois blocos entre seus membros, já que a União Europeia também faz parte.
Woke
"Woke (pronúncia em inglês: ['wouk]), como um termo político de origem afro-americana, refere-se a uma percepção e consciência das questões relativas à justiça social e racial.[1] O termo deriva da expressão do inglês vernáculo afro-americano "stay woke" (em português: continue acordado ou desperto), cujo aspecto gramatical se refere a uma consciência contínua dessas questões." Wikipedia
domingo, 10 de novembro de 2024
Quilombos, da resistência à construção de um novo mundo, nosso mundo
"O título do artigo “brinca” com o título de uma das obras cruciais do sociólogo e jornalista Clóvis Moura – Quilombos. Resistência ao escravismo. Apesar de os Quilombos serem a unidade fundamental de resistência, novos elementos, novas possibilidades de existir eram produzidas. Então, nós não refreamos os passos de Clóvis Moura, mas incorporamos novos, que ele mesmo apresentou." Marcos Morcego (Sem Mordaça / Primeiros Negros)
Brasil tem estrutura digital colonizada, alerta sociólogo"
"O colonialismo digital é a capacidade dos países que sediam as gigantes das tecnologias das comunicações e informações, as chamadas big techs, de controlarem os fluxos econômicos, políticos e culturais em países que não detém essas estruturas digitais, segundo define o sociólogo Sérgio Amadeu da Silveira." Lucas Pordeus León (Repórter da Agência Brasil)
Relatório de pesquisa: soberania digital: para quê e para quem? Análise conceitual e política do conceito a partir do contexto brasileiro
"O conceito de soberania tem se transformado ao longo do tempo e, em uma sociedade hiperconectada, garantir a soberania nacional implica oportunidades e desafios para a garantia da "soberania digital". No entanto, diferentes interpretações coexistem em torno desse conceito, gerando uma polissemia pouco explorada e com potenciais impactos. Na pesquisa “Soberania digital: para quê e para quem? Análise conceitual e política do conceito a partir do contexto brasileiro”, desenvolvida pelo CEPI FGV Direito SP em parceria com a ISOC Brasil, buscamos mapear e compreender as diferentes abordagens sobre soberania digital no Brasil, considerando suas dimensões sociotécnicas, políticas e jurídicas. O objetivo é qualificar o debate acadêmico e a tomada de decisão sobre o tema, considerando a ascensão de iniciativas as mais diversas baseadas no argumento da soberania brasileira e os impactos locais e globais decorrentes. A pesquisa parte da hipótese de que essas diferentes narrativas se coproduzem, impactando a governança da Internet." Alexandre Pacheco et al (FGV)
O que é a TEORIA DA ESTUPIDEZ? (Vídeo)
"Será que a ascensão de determinados líderes políticos ao poder está relacionada à estupidez das massas? Você conhece as cinco leis fundamentais da estupidez humana?
Em abril de 1943, no decorrer da Segunda Guerra Mundial, o pastor luterano, teólogo e dissidente antinazista Dietrich Bonhoeffer foi preso e detido pela Gestapo. Durante seus dois anos de cativeiro, ele refletiu sobre a transformação de seu país e questionou como o povo alemão, apreciador da cultura, ciência e arte, considerado civilizado e culto, pôde não apenas permitir, mas também incentivar e celebrar a ascensão de Hitler ao poder absoluto." Canal Matematizei
Economia de guerra e guerra econômica
"Estará e Europa preparada para uma economia de guerra, para uma mobilização do seu sistema produtivo visando um rearmamento estratégico?" Gabriel Camilli (Velho General)
China’s Next ‘Great Leap Forward’
"Following a meeting of the Chinese Communist Party’s Central Committee and State Council, Beijing issued a new directive to develop an advanced industrial workforce aimed at driving Chinese-style modernization. The plan calls for organizing workers into groups and strengthening ideological and political guidance." Victoria Herczegh (Geopolitical Futures)
Por que Trump venceu e Harris perdeu: o liberal de esquerda americano não é nem de esquerda e nem liberal
"A lição da derrota dos Democratas é: se você quer ser de esquerda e liberal, então seja de esquerda e liberal, pois o eleitor enxerga além de celebridades e frases de efeito." Aakash Joshi (The Indian Express./Velho General)
As influencers de 'corpo perfeito' criadas por IA e patrocinadas por marcas esportivas
"Uma modelo e influenciadora chamada Aitana Lopez, gerada por inteligência artificial (IA), está ganhando milhares de dólares por mês em contratos com marcas e patrocínios para seus criadores baseados em Barcelona, na Espanha." Joe Tidy (Correspondente de cibernética da BBC News)
Descubra como a NASA restabeleceu contato com a Voyager 1 em missão espacial profunda, reativando um transmissor antigo e mantendo viva a missão histórica da sonda
"NASA restaura contato com a Voyager 1 a 24 bilhões de km, usando transmissor antigo em um feito notável de engenharia espacial no espaço profundo" Carvalho (Sociedade Militar)
Dispositivo secreto de defesa dos caças F-35B: sistema revolucionário de tecnologia avançada torna as aeronaves quase invisíveis, garantindo segurança e supremacia aérea
"O segredo de defesa dos caças F-35B: tecnologia que neutraliza mísseis em combate com um sistema único de eco radar, confundindo sensores inimigos e protegendo a aeronave com precisão" Elza Bassani (Sociedade Militar)
domingo, 3 de novembro de 2024
Cidade pobre, educação boa – qual o segredo e o futuro dos bons resultados no Ceará?
"Recém-aprovada no concurso para professor da cidade, Milena chora ao contar como, um a um, seus irmãos (quatro mulheres e um homem) foram mostrando que o caminho para mudar a realidade, mesmo em uma cidade de poucas oportunidades, passa pela educação." Vitor Tavares e Vitor Serrano (Role,Enviados especiais da BBC News Brasil a Pires Ferreira (CE))
Etiópia, a África não colonizada
"Terceiro continente mais extenso do mundo e o mais massacrado pela colonização europeia, a África foi vítima de atos ultrajantes, humilhantes, desumanos, irreparáveis, contra seus povos, no século XIX.
Apenas Etiópia e Libéria – dos atuais 55 países do continente – não estiveram sob o jugo da Europa." Por Beth Brusco e Tania Regina Pinto (Primeiros Negros)
Adolescentes que conseguiram provar o teorema de Pitágoras publicam 1º artigo
"As duas adolescentes que, em 2022, descobriram uma nova maneira de provar o teorema de Pitágoras usando trigonometria enquanto ainda estavam no ensino médio publicaram seu primeiro artigo, detalhando suas descobertas. A publicação foi disponibilizada nesta segunda-feira (28), no American Mathematical Monthly." História de Fernanda Pinotti (MSN)
Os 6 erros mais comuns na estrutura da redação do Enem, segundo quem corrige simulados
As nações prestes a se tornarem nucleares
"As barreiras às ambições nucleares nunca foram tão baixas, o que torna cada vez mais difícil impedir as nações menores de buscarem o último dissuasor." John P. Ruehl (Velho General)
“É hora de quebrar as barreiras discriminatórias contra as afrodescendentes”, diz chefe da ONU
"Maria-Noel Vaeza, diretora regional da ONU Mulheres para as Américas e o Caribe, foi uma das convidadas de Geledés para o evento “Abordando o racismo como uma questão central na agenda global para o futuro”, promovido no mês passado, em Nova York. Após uma viagem ao Haiti, Maria-Noel concedeu esta entrevista exclusiva em que aponta a necessidade de haver reparação aos afrodescendentes. “Na ONU Mulheres acreditamos que é importante reconhecer os séculos de escravização, tráfico e opressão colonial dos afrodescendentes que moldaram e alimentaram o racismo sistêmico e a discriminação racial”, disse ela à reportagem." Katia Mello (Geledés)
“Exorto a Conferência a incluir as pessoas de ascendência africana na resolução”
"A presidenta do Grupo de Trabalho de Especialistas em Afrodescendentes da ONU, Barbara G. Reynolds, se manifestou prontamente sobre a nota de Geledés -Instituto da Mulher Negra, divulgada ontem, sobre as dificuldades encontradas na tramitação e aprovação na Conferência sobre Biodiversidade (COP16), relação à menção de afrodescendente no documento do Artigo 8(j)." Geledés
KATA equipe do Brasil fazendo história na JKA (Vídeo)
Pouco comentado, mas em Outubro/2024, a equipe feminina brasileira de katá conquistou o 3º lugar do Campeonato Mundial em Takasaki, no Japão. Uma conquista muito importante. Assista o vídeo no canal Atleta Fulltime
Assinar:
Postagens (Atom)