domingo, 26 de maio de 2024

Como um Líder mudou seu País PART 1 (Vídeo)

Como a Propaganda Destruiu um País Part 2 (Vídeo)

 "Em fevereiro de 2011 a Líbia mudou para o pior outros países árabes como a Tunísia Egito e o Iêmen nos meses anteriores experimentaram turbulência política. A mídia ocidental rapidamente rotulou esses acontecimentos como primavera árabe... eles deram como certo que era uma espécie de revolução contra a repressão e as ditaduras. Na Líbia a situação era inicialmente a mesma, mas as razões que levaram o país para a guerra civil foram bem diferentes, em 2011 a Líbia tinha uma situação política muito distinta da Tunísia e do Egito, embora governada por Muammar Gaddafi um líder autoritário e altamente questionável. A população da Líbia de apenas seis milhões de pessoas desfrutava de um padrão de vida decente melhor do que se poderia imaginar , ainda melhor do que o Iémen ou o Líbano, a indústria de petróleo e gás absorveu a maior parte da força de trabalho qualificada e das pessoas, permitindo que a nação desfrutasse da maior parte dos lucros." Canal Eu Afro

Nem a tragédia está imune ao racismo

"Se recusar a cumprir funções de Estado numa situação como a do RS é corroborar que existe uma hierarquia entre quem deve ser assistido pelo poder público. E essa hierarquia obedece a uma determinação racial." Ynaê Lopes dos Santos (Géledes)

Sobre o Tratado da ONU sobre Propriedade Intelectual, Recursos Genéticos e Conhecimento Tradicional

Seguem alguns textos sobre um tema que tem crescido em importância desde a expansão da Internet e que avança sobre os conhecimentos dos povos originários e comunidades tradicionais.
A ONU, após 25 anos de discussões conseguiu gerar um tratado de grande importância e necessidade.

Por Samara Menezes, editado por Bruno Ignacio de Lima  26/05/2024 19h20 (Olhar Digital)

O advento da internet revolucionou a maneira como consumimos e compartilhamos informações, criando um vasto e interconectado universo digital. No entanto, com essa expansão da conectividade surgem questões complexas relacionadas as leis de propriedade intelectual e aos direitos autorais. Nesse texto vamos abordar o que são as leis de propriedade intelectual, o que é o direito autoral e como tudo isso funciona na internet.


Organização Mundial da Propriedade Intelectual enaltece conquista “histórica” obtida após 25 anos de negociações; países-membros devem especificar fonte de recursos genéticos como plantas medicinais, culturas agrícolas e algumas espécies de animais. (News UN)

Após décadas de negociações, os Estados-membros da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) adotaram um tratado internacional histórico que lida com a interseção entre propriedade intelectual, recursos genéticos e conhecimentos tradicionais associados.(Brasil.UN)

Última medida dos EUA contra China na guerra dos microchips pode afetar o Brasil - e seu bolso

"Sabemos que os EUA não param de propor ou aplicar novas propostas para impedir o desenvolvimento tecnológico da China. Dessa vez, a administração de Joe Biden quer dobrar a taxa de impostos sobre chips produzidos no país asiático, segundo o PC Gamer. Vale ressaltar que isso pode afetar o Brasil e você diretamente." Vika Rosa (IGN)

Por que, numa guerra moderna, com mísseis e drones, a Rússia ainda usa código Morse?

"Guerras modernas dispõem, atualmente, de diversas opções de equipamentos com tecnologia de ponta, de IA a drones e mísseis hipersônicos. Mas o código Morse, com mais de um século de história, segue provando seu valor." Tony Ingesson (The Conversation/MSN)

Elon Musk descobriu o óbvio: se você demite toda a equipe de supercarregadores da Tesla, o desenvolvimento da tecnologia é interrompido

"Há pouco mais de uma semana, e na sequência de mais uma infame explosão de raiva de Elon Musk, o bilionario decidiu demitir toda a equipe de supercarregadores de baterias da Tesla, dando continuidade à política de redução de custos que tinha começado com o anúncio da demissão de 10% de sua força de trabalho atual em todo o mundo." Gabriel Salles (IGN)

Anomalia magnética sobre o Brasil cresce e preocupa a NASA

"Um relatório recém-divulgado pela Agência Nacional de Inteligência Geoespacial (NGA) dos EUA, em parceria com o Centro Geográfico de Defesa (DGC) do Reino Unido, revelou que a Anomalia do Atlântico Sul (AAS), uma região onde o campo magnético da Terra é mais fraco, está crescendo. Essa falha cobre parte do Brasil e do sul do Oceano Atlântico e é monitorada de perto pela NASA devido aos seus potenciais efeitos em satélites e sinais de comunicação." Flávia Correia (Olhar Digital)

Motor de dobra é possível, mas vai consumir muita energia

"Os motores de dobra nasceram na ficção científica, ficando famosos ao impulsionar as naves da série Jornadas nas Estrelas." Redação do Site Inovação Tecnológica

domingo, 19 de maio de 2024

InovaPod #05] Rita Von Hunty em "Um caminho para a equidade" (Vídeo)

"Formado em artes cênicas pela UNIRIO e Letras e Literatura Inglesa pela USP, Guilherme Terreri é o ator e professor que dá voz à Rita Von Hunty, sua persona Drag Queen. Neste episódio provocativo e instigante, Rita nos dá uma aula envolvente de história e sociologia esclarecendo os conceitos de igualdade e equanimidade. Destrinchando o delicado e urgente tema da desigualdade, situa os grupos historicamente minorizados como os pilares sobre os quais se construiu o Brasil. Elucida porque, na prática, o Estado não equivale a uma empresa, e as implicações decorrentes desta premissa corporativa de eficiência empresarial. Levando para a reflexão sobre o tema da fragmentação do servidor público brasileiro como grupo, destaca o problema da inserção crescente de trabalhadores terceirizados, que dificulta um horizonte de luta comum entre nós. Evocando Paulo Freire, Rita nos incita uma reflexão profunda sobre o exercício de nosso ofício, afinal “a gente não pode perder a capacidade de se indignar com aquilo que apodrece a nossa crença no trabalho”." InovaPod-ENAP

À espera da extinção da escravidão

"Dia 13 de maio de 2024 completam-se 136 anos da assinatura da Lei 3.353/1888 pela então princesa imperial regente. Para além do abandono dos negros à própria sorte, desde que a Lei Áurea declarou “extincta a escravidão no Brazil”, dificuldades de todo o tipo foram criadas para que os ex-escravizados e seus descendentes se integrassem à sociedade." Ana Cristina Rosa (Géledes)

Evoé! - Zeca Baleiro entrevista Leandro Karnal - Episódio 03 (Vídeo)

"Misto de talk show e podcast, Evoé! é o novo projeto de Zeca Baleiro. A primeira temporada tem a participação de Milton Leite e Maurício Noriega, Linn da Quebrada, Zezé Motta, Benito Di Paula e Rodrigo Vellozo, Leandro Karnal e Alaíde Costa, na Casa de Francisca em São Paulo.
Zeca Baleiro recebe convidados de diferentes universos para conversas descontraídas, buscando trazer à tona as memórias de cada um, seus hábitos, costumes e opiniões sobre o mundo contemporâneo, na tentativa de revelar algo além dos personagens públicos. Além de uma boa conversa, Baleiro e seus convidados sempre presenteiam a audiência com pequenas canjas musicais." Zeca Baleiro

6 brasileiros que lutaram pelo fim da escravidão no Brasil

"O fim da escravidão no Brasil completa 136 anos em 13 de maio deste ano. Em 1888, a princesa Isabel, filha do imperador do Brasil Pedro 2º, assinou a Lei Áurea, decretando a abolição – sem nenhuma medida de compensação ou apoio aos ex-escravizados." por Amanda Rossi e Camilla Costa (Géledes)

A falsidade como arma

"O Ocidente vende a ideia de que fortalece meios de comunicação independentes e promove os “processos democráticos”; esses objetivos têm sido respeitados?" Gabriel Camilli (Velho General)

A Guerra de Desinformação nas Enchentes do Rio Grande do Sul: Um Desafio para a Sociedade

"As enchentes no Rio Grande do Sul, que causaram devastação e perdas humanas, também trouxeram à tona um outro tipo de tragédia: a guerra de informações e a disseminação de fake news. Nesse cenário, as redes sociais se tornaram um campo de batalha onde informações verdadeiras e falsas se misturam, confundindo e prejudicando a resposta à crise." Ricardo Fan (DefesaNet)

Assassinato de Soleimani: drones, direito internacional e falhas da contrainteligência

"A guerra híbrida travada pelo Irã contra os EUA foi realizada brilhantemente pelo general Soleimani, cujo nome pode ser inserido ente os 100 maiores líderes militares da História." Por Carlos Alexandre Klomfahs (Velho General)

O desastre natural com maior impacto na economia brasileira: 3 efeitos das inundações do RS no país

"Para se avaliar o impacto econômico das inundações no Rio Grande do Sul, é preciso olhar para o exterior para se achar algo semelhante — como no caso da destruição provocada pelo furacão Katrina nos Estados Unidos em 2005. 
No Brasil, nunca houve tanto estrago econômico provocado por um evento climático. A avaliação é do economista Sergio Vale, da MB Associados, consultoria que está monitorando os impactos das enchentes de maio na economia." Daniel Gallas (BBC News Brasil)

Uma das correntes mais IMPORTANTES do mundo está PARANDO (Vídeo)

"O que aconteceria com o planeta se uma das maiores correntes oceânicas do mundo parasse? Neste vídeo, vamos discutir como uma das correntes oceânicas mais importantes do mundo está parando e o impacto disso no clima global. Além disso, como funcionam essas correntes oceânicas, o que são os pontos de não retorno e o que é a AMOC." Canal Ciência Todo Dia

A Equação Mais Difícil da Física (Vídeo)

"A equação de Navier-Stokes é tão difícil que existe até um prêmio de 1 milhão de dólares para quem conseguir provar que existe uma solução para ela - percebam que você não precisa nem dizer qual é, só provar que ela existe mesmo. Nesse vídeo falarei mais de fluidos e da importância dessa equação no nosso estudo de turbulência." Canal Ciência Todo Dia

Charles Boycott, o cruel administrador britânico cujo sobrenome virou verbo

"A palavra surgiu primeiro no dicionário inglês como boycott — e daí deriva o boicote em português. Mas sua origem está em uma pessoa real: o militar inglês Charles Cunningham Boycott." História de Redação

domingo, 12 de maio de 2024

ONU luta contra saque de propriedade intelectual tradicional

" É comum grandes companhias lucrarem com o saber tradicional e recursos genéticos de países em desenvolvimento e povos indígenas, sem deixar compensação. Instrumento legal internacional pode mudar o jogo." Kristie Pladson (DW)

O Estado emerge

"Mais uma vez, em quatro anos, a relevância do Estado emerge da catástrofe. A pandemia de Covid-19 deveria ter sido suficiente para demonstrar que a mão invisível do mercado não soluciona calamidade pública. Lá atrás, precisamos de auxílio emergencial para garantir a renda de quem ficou sem condições de trabalhar. Necessitamos de leitos hospitalares, respiradores, medicamentos, vacina; e o Sistema Único de Saúde se fez presente. Viva!" Flávia Oliveira (Geledés)

“A magistratura paulista terá agora o olhar da juíza negra e do juiz negro” diz Dra. Angélica de Maria Mello de Almeida

"Entre 81 aprovados, a primeira colocada no 187 Concurso de Ingresso na Magistratura Paulista foi a juíza negra Lívia Antunes Caetano. A juíza Lívia faz parte do primeiro grupo, composto por 13 negros (quatro homens e nove mulheres) que concorreram pelo sistema de reserva de 20% de vagas para negros em concursos públicos para a magistratura. A resolução foi determinada em 2015 pelo Conselho Nacional de Justiça e agora colhe seus primeiros frutos." Kátia Mello (Geledés)

A Capoeira e o Sagrado Afro-Brasileiro: Uma luta contra a intolerância racista histórica

"A capoeira, enquanto expressão cultural afro-brasileira, carrega uma história de resistência e luta contra a opressão e o racismo enraizados na sociedade brasileira desde os tempos imemoriais da escravidão. Intimamente ligada às religiões de matriz africana, como o candomblé e a umbanda, a capoeira revela-se não apenas como uma prática marcial, mas também como um poderoso símbolo de identidade, espiritualidade e resistência cultural." Por Herberson Sonkha (Geledés).

Famoso nas redes, menino de 3 anos que já sabe ler e escrever expõe dificuldades no acesso à educação especial

"Nascido em São Bernardo do Campo (SP), o menino prodígio, que completou três anos no dia 6 de maio, é tão atento à gramática que não esquece de colocar acento nas palavras ou concluir frases com pontos de interrogação ao fazer perguntas." Bruna Alves (BBC Brasil)

Sobre o desastre climático no Rio Grande do Sul

Seguem algumas reportagens e vídeo esclarecendo a questão do grande desastre que se abate sobre o Rio Grande do Sul e que terá consequências graves para todo o país.



The Crisis of the University

"In my book “The Storm Before the Calm,” I wrote that the United States is headed into institutional and socio-economic crises. The institutional crisis, in my view, would primarily concern the way the federal government functions, but it would also implicate the way universities function. The latter is critical because the university is the arena where future technologists, investors and members of Congress establish the foundations of their knowledge." George Friedman (Geopolitical Futures)

Xi Jinping na Europa: dividir para conquistar?

"Visita do presidente à França, Sérvia e Hungria deu poucos motivos para baixar a guarda: campanha chinesa para conquistar bilateralmente aliados europeus deverá prosseguir. Até a sequência das visitas foi uma mensagem." Yuchen Li | Wesley Rahn (DW)

New Strategic Documents Preserve Belarus’ Options

"At the end of April, Belarus updated its Military Doctrine and its National Security Concept to respond to urgent security threats, regional volatility and its neighbors’ military buildups. The Kremlin hailed the documents as marking the end of Minsk’s traditional balancing strategy in favor of full alignment with Moscow. Though there is truth to this reading, Belarus is being cautious not to grant Russia too much influence or eliminate any options – even with Europe – in hopes that it can return to a more neutral stance after the Ukraine war." Ekaterina Zolotova (Geopolitical Futures)

Novas tempestades solares devem chegar nos próximos dias

"Após produzir auroras boreais e austrais em várias regiões do globo, o Sol emitiu mais uma grande erupção. A mancha solar gigante AR3664 entrou mais uma vez em atividade e sofreu uma explosão de classe X5.8, uma das mais fortes dos últimos anos. A ejeção de massa coronal (CME) resultante deve causar outra tempestade intensa." Por Daniele Cavalcante | Editado por Luciana Zaramela (CanalTech)

domingo, 5 de maio de 2024

Livro continua a ser o melhor investimento de uma pessoa

"Em janeiro de 2017, o mundo já era bastante confuso e acelerado. Mal sabíamos o que o futuro nos reservava.
Parece até que estou falando de uma outra vida, mas naquele ano fiz um convite para as amizades de uma rede social: diariamente, às 23h30, estarei online para lermos juntos um poema, conto ou crônica. Muita gente apareceu, do Brasil e do mundo." Tony Marlon

Censura, censuras: a literatura infantil e juvenil em xeque

"Atento ao intenso criticismo que se abateu, nos últimos anos, sobre livros de reconhecida qualidade literária, grupo de trabalho de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil da Associação Nacional de Pós-Graduação em Literatura e Linguística edita obra apresentando o debate acadêmico sobre o tema ao grande público. Autores apontam caráter raso, equivocado e até contraditório de parte das críticas, e assinalam retorno de um ímpeto de censura em pleno regime democrático, agora adaptado ao contexto da vida digital." João Luís Cardoso Tápias Ceccantini, Thiago Alves Valente, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira

The challenges of being black and upper class in Brazil

"Monica Valeria Goncalves, 47, has two university degrees. She works as a legal adviser in Brasilia and is married to a judge.
She frequents expensive restaurants and exclusive social events, and lives in one of the Brazilian capital’s most privileged neighbourhoods.
In short, her life is very similar to that of the rest of her social class – the top 1% of Brazilian society." Por Noemia Colonna, da BBC

RED TAILS: a história completa dos pilotos negros Tuskegee (Vídeo)

"Uma memorável história de superação contra todas as chances, a epopeia dos pilotos negros de Tuskegee, que integraram um grupo de caça na Segunda Guerra Mundial, continua inspirando gerações 80 anos após seu batismo de fogo contra a Luftwaffe. Conheça agora a história completa dos famosos Red Tails." PRODUÇÃO: Júlio César Guedes, canal Sala de Guerra

Qual o sentido de Ocidente para o Brasil?

"O retorno da competição geopolítica observado especialmente após a crise financeira global de 2007 tem provocado a reconfiguração do tabuleiro internacional e realinhamentos estratégicos. Isso se mostra especialmente importante para o Brasil, por sua estatura geopolítica, sua condição de global player e pelo fato de ter nas duas maiores potências globais – China e EUA – seus principais parceiros estratégicos. Por sua condição histórica, geográfica e cultural, o Brasil é visto hoje como um elo entre dois blocos regionais: o Ocidente e o Sul Global. Sob tal condição, o país desfruta de um inegável capital geopolítico, o que lhe proporciona capacidade de barganha diante das grandes potências." Oscar Medeiros Filho

Como Irã e Rússia escapam às sanções do Ocidente

"O Irã sabe, a China sabe e, aparentemente, os Estados Unidos também sabem: apesar das sanções atualmente vigentes contra a indústria petroleira da república islâmica, Teerã tem exportado volumes recordes da commodity a Pequim." Ricardo Fan

Alerta global: A aparição de crateras de gás na terra (Vídeo)

Corte do canal Talk Flow com os Professores Sérgio Sacani e Pirulla (Paulo Miranda Nascimento, paleontólogo, zoólogo, youtuber, palestrante e divulgador científico. Eles falam sobre o ressurgimento de mamutes e a ocorrência de crateras devido às mudanças climáticas nas áreas de permafrost. Assistam e acessem ao vídeo completo.

Ucrânia em abril de 2022: Quão perto estava de encerrar a guerra?

"Após o fracasso da contraofensiva ucraniana no ano passado, nas últimas semanas a mídia internacional difundiu, refletida em nossos artigos semanais, a notícia da iminente derrota da Ucrânia causada por uma grave falta de homens, armas e munições, bem como como um terrível moral das tropas. Entretanto, os russos avançam, embora lentamente, em quase toda a parte." Gabriel Camilli