segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Como revistas como Nature, Cell e Science são prejudiciais à ciência

"Artigo de Randy Schekman, ganhador do prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia em 2013, publicado pelo Jornal The Guardian, afirma que os incentivos oferecidos pelas principais revistas distorcem a ciência."

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Mensagem de Natal



Mais uma vez é Natal, é Ano Novo, é tudo de novo, repetido, mas sempre diferente, renovado, permanente, mas fugaz em nossos corações.
São só datas, festas que passam mas que representam esperanças. O natal é o anúncio de que Deus nos ama como um Pai e enviou seu Filho para mostrar que como Ele podemos também ser divinos. O Natal não é o Papai Noel, não é o presente, não é a ceia. É o nascimento em carne e osso e humanidade do Deus vivo entre nós, os mortais (mas mesmo assim imortais). O Natal é uma data que mostra que temos em nós o humano, mas também o divino.
O Ano novo é a chance, raríssima de podermos continuar e ao mesmo tempo de recomeçar com esperança redobrada. É uma data no calendário apenas, mas também a possibilidade de fazermos promessas a nós mesmos e cumpri-las. É o novo, sendo o mesmo.
Então, que o novo ano seja melhor do que todos os outros que já vivemos, que ele seja a chance de sermos melhores do que já fomos e termos mais alegrias e felicidades do que já tivemos.
Que o Natal seja pleno e permanente e 2014 e todos os outros anos que virão sejam cheios de paz, justiça e harmonias, que realizemos o que não conseguimos, os novos sonhos que sonharmos e necessidades que surgirem.

domingo, 22 de dezembro de 2013

Novos caças para a FAB. Até que enfim

Para surpresa de todos o governo brasileiro anunciou no dia 18 de dezembro o futuro caça para a FAB, pondo fim a uma novela de mais de dez anos. A empresa vencedora foi a SAAB, com o Gripen NG(New Generation). Eu, na qualidade de leigo, confesso que minha preferência era pelo Sukhoi Su-35, pela sua autonomia, capacidade de carga e manobrabilidade. Mas eu sou leigo.
Os governos dos EUA (Boeing-F18 Super Hornet) e da França (Dassault-Rafale) devem estar decepcionados. Mas pelo que me lembro, os militares, que serão os usuários,sempre  preferiram o vencedor.
Como é um projeto ainda em desenvolvimento, é mais provável que haverá intercâmbio de conhecimentos e tecnologias do que com as outras empresas, cujos aviões já são consolidados no mercado. Esperamos que essa aquisição bilionária traga benefícios para a tecnologia nacional, frutificando em inovações e permitindo futuramente o desenvolvimento de novos produtos e a melhoria dos existentes. Outra expectativa é a elevação do Brasil a um novo patamar geopolítico e de expressão de poder.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

EMBRAER : UM CASO A SER IMITADO

"A Embraer anunciou na última quinta-feira ter completado a venda de 60 de seu jatos E 175 para a empresa American Airlines, no valor aproximado de US$ 2,5 bilhões. Além desta venda firme, segundo o jargão da indústria aeronáutica, a empresa americana assinou um contrato de opção de compra de mais 90 aeronaves do mesmo tipo. Se realizado, a venda total passará de US$ 6 bilhões.
...
Por isto vou trazer algumas reflexões sobre o sucesso da Embraer e o que ele representa para nós brasileiros, pois acho importante que no momento em que se discute novamente a questão da privatização ele seja revisitado com profundidade ."

Brasil decepciona em ranking de investimento em pesquisa

"País ocupa o 23º lugar entre 30 nações em estudo que aponta onde professor universitário recebe mais verbas privadas para pesquisa. Coreia do Sul lidera

Lecticia Maggi"


Comentário do blogueiro:
A baixa capacidade de as nossas universidades atraírem investimentos privados é um dos grandes entraves aos desenvolvimentos científico e tecnológico do Brasil. Precisamos rever e reverter esse modelo de incentivo a pesquisa calcado unicamente nas academias e distanciado dos formadores de problemas e questões a serem resolvidos.

Os centros acadêmicos, o empresariado e o governo precisam formar um triângulo sólido e coeso para a definição de modelos e prioridades e planejar o futuro da ciência e da tecnologia brasileiras. Sem isso, nos condenamos a sermos meros repetidores de experimentos e copiadores (maus) do que é desenvolvido fora de nossas fronteiras.

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Brasil avança, mas segue nas piores posições em ranking de educação

"Apesar de ter conseguido uma evolução significativa nos itens avaliados pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), o Brasil ainda está nas posições mais baixas do ranking. Entre os 65 países comparados, o Brasil ficou em 58º lugar. No entanto, desde 2003, o Brasil conseguiu os maiores ganhos na performance em matemática, saindo dos 356 pontos naquele ano e chegando aos 391 pontos em 2012, segundo os dados divulgados hoje (3)."
Para ver a íntegra do texto, clique aqui.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Nelson mandela morre aos 95 anos

Uma data triste para todos - pelo menos pra os que amam a justiça e a liberdade.
Morreu hoje, 05/12/2013, em Pretória, África do Sul, Nelson Mandela, Madiba, como era chamado.
Lutou o bom combate e  pelo bem de todos os oprimidos do seu país e por extensão, pelo exemplo, de todo o mundo. Morreu reconhecido, amado pelo seu povo e respeitado por todos os que um dia ouviram o seu nome.
Me lembro da festa, particularmente aqui em Salvador quando ele foi libertado e da sua visita na Praça Castro Alves. Dois momentos emocionantes de alegria pela existência de um homem.
Que sua alma descanse em paz e que Deus o receba com um sorriso largo e os braços abertos.
Aláfia sempre para ele.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Apenas 11 porcento dos alunos sabem Matemática ao fim do Ensino Médio, mostra anuário


O Anuário Brasileiro da Educação Básica-2012 mostra que o nível de aprendizagem entre estudantes brasileiros ainda é muito baixo, especialmente de matemática. Em 2009, apenas 11% dos alunos brasileiros mostram proficiência esperada na disciplina ao chegar ao 3º ano do ensino médio.

Preparação de equipes de alta performance sob estresse

Este texto é um breve relato de como é feita a preparação peicilógica dos integrantes de Forças Especiais através da mudança de comportamento e de como é alterado o funcionamento do cérebro por meio de simulações de situações de estresse.
Apesar de ser feito pelas Forças Armadas, esse treinamento pode ser estendido especialmente ao mundo empresarial, extremamente competitivo e que cada vez menos aceita erros de decisão.