quarta-feira, 29 de maio de 2013

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Perspectivas do fundo do poço: qual será o futuro dos institutos de pesquisa do MCTI?

Artigo preocupante de Gilbert Câmara, exdirigente do INPE - Instituto nacional de Pesquisas Espaciais,  para o Jornal da Ciência sobre seus temores quanto ao futuro dos centros governamentais de pesquisa.

Clique aqui para ler a íntegra do artigo

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Programação Orçamentária 2013

Apresentação da Programação Orçamentária do Governo federal para 2013. Nela constam também os cortes definidos no contingenciamento. Graças a Deus a Educação não sofreu cortes.

Clique aqui para ver a íntegra da apresentação.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Qualificação do capital humano como forma de impulsionar o desenvolvimento econômico nacional



Artigo apresentado no Seminário Sustentabilidade, Desenvolvimento e Recursos Naturais, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA/Campus Salvador-Barbalho em 29/10/2012.


Resumo: Este trabalho analisa o comportamento de indicadores econômicos e de evolução na formação de pesquisadores e da Ciência e Tecnologia no Brasil. Foram abordados também dados referentes à produção bibliográfica, científica e tecnológica, os dados sobre o PIB e o dispêndio em valores e percentuais dos setores público e privado em relação ao PIB e pedidos e concessões de patentes no Brasil e nos EUA. Ao final, são feitas algumas considerações referentes ao que foi abordado, sugerindo algumas ações que podem melhorar os números mostrados.





Ministro Amorim diz que defesa do Atlântico Sul pode ocorrer sem militarização


A expansão das atividades navais da Marinha do Brasil em direção à África ocorre em um momento em que Estados Unidos, Grã-Bretanha e outras potências também demonstram interesse pelo Atlântico Sul. Segundo o ministro da Defesa, Celso Amorim, o Brasil defende a segurança da região, porém não a sua militarização.

Bolívia - China doa U$ 8 milhões para equipar as Forças Armadas


O governo chinês doou à Bolívia  8 milhões de dólares que serão usados nos próximos cinco anos, na compra de equipamentos militares de logística e apoio, porém não de combate, para as Forças Armadas do país andino, disse o ministro da Defesa, Ruben Saavedra.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Inteligência - Fundamental ter um serviço forte, que municie o país com informações estratégicas


"Por que a atividade de inteligência é tão desprezada no Brasil? Por que governantes e a própria sociedade ainda se prendem a passados tenebrosos, e esquecem que o mundo evolui e a fila anda? Quando se fala em serviço secreto, ou serviço de inteligência, no Brasil, a primeira coisa que vem à tona é o “porão”, ou pelo menos o triste passado do Serviço Nacional de Informações (SNI). Mas efetivamente os serviços de inteligência hoje são ferramentas importantes para o processo decisório e estratégico de um país, além de serem a melhor arma para a defesa e a segurança nacionais e internacionais."
LEIA +

sábado, 4 de maio de 2013